terça-feira, 14 de janeiro de 2014

COMEÇAM AS INSCRIÇÕES PARA O NOVO CURSO CINEMA

CINEMA – HISTÓRIA E LINGUAGEM
COM O CRÍTICO INÁCIO ARAUJO



Já encontram-se abertas as inscrições para o curso “CINEMA - HISTÓRIA E LINGUAGEM” de 2014, com Inácio Araujo, crítico de cinema da Folha de S. Paulo.

Em 2014, o curso terá, como de costume, duas turmas:
Segundas-feiras, das 19h30 às 23h,
Terças-feiras, de 9h30 às 13h.,
com início nos dias 3 e 4 de fevereiro, respectivamente.

As inscrições começam a partir do dia 14 de janeiro.

O preço é de R$ 280,00 mensais.

 “Cinema – História e Linguagem” aborda o surgimento das imagens em movimento como grande elemento renovador da estética ao longo do século 20.
Trata-se de indagar qual o seu significado. O que trouxe de único para o universo das artes. Qual o modo de produzir conhecimentos que introduziu. Como esses elementos foram se sedimentando e se transformando ao longo do tempo. Qual o destino das imagens em face das transformações introduzidas pelas novas tecnologias?
Introduzir essas questões ao mesmo em que oferece ao aluno uma visão organizada da evolução do cinema é o objetivo central do curso, que enfatiza a formação da linguagem, a evolução dos gêneros, os diálogos entre cineastas do presente e do passado, as intercorrências com as demais artes e entre o cinema e a história.

No primeiro semestre, o curso aborda o cinema desde o seu surgimento, no fim do século 19, até a era clássica. O segundo semestre é dedicado às transformações do cinema moderno e contemporâneo, a partir de Orson Welles e do neo-realismo, passando pelas revoluções dos anos 60 (Nouvelle Vague, Cinema Novo), chegando às propostas dos cineastas contemporâneos mais originais, como David Cronenberg e David Lynch, entre outros.

O curso trará este ano experientes profissionais das áreas de direção (Andrea Tonacci) e montagem (Cristina Amaral), que dialogam sobre suas experiências.

  
Inscrições podem ser feitas no local:
Rua Aureliano Coutinho, 278, Conj. 32, Higienópolis, ou pelo telefone 3825.8141.

Informações adicionais no site:


e-mail:


  
Sobre Inácio Araujo

Além de crítico de cinema do jornal Folha de S. Paulo, Inácio Araujo é autor dos livros "Hitchcock – O Mestre do Medo" (ed. Brasiliense) e "Cinema – O Mundo em Movimento" (ed. Scipione). Escreveu o romance “Casa de Meninas” (prêmio APCA como Revelação de Autor, 1987 – 2a. ed. pela Imprensa Oficial). Participou, como roteirista e montador, de vários filmes de longa e curta metragem.
Uma antologia de seus textos críticos para a Folha foi publicada em 2010, com o título “Críticas de Inácio Araujo” (Imprensa Oficial, 2010). Prepara o retorno à ficção em 2014 com o volume de contos “Urgentes Providências para o Fim do Mundo” (Ed. Iluminuras).