terça-feira, 6 de abril de 2010

É TUDO VERDADE 2010 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS

Confira as sugestões para Abril de 2010
Estreias nos cinemas, lançamentos em DVD e festivais



A 15a. edição do É Tudo Verdade acontece em São Paulo e Rio de Janeiro, entre 8 e 18 de abril. Nada menos que 18 documentários brasileiros inéditos, de curta, média e longa-metragem farão sua estreia no Festival. Um total de 71 documentários de 27 países participa da seleção oficial. Os homenageados são o cineasta francês Alain Cavalier e o critico, documentarista e fotógrafo Benedito Junqueira Duarte. A Conferencia Internacional do Documentário, realizada paralelamente, tem como tema o documentário feito a partir de material de arquivo, baseado na obra do diretor americano Jay Leyda.



CINEMA




MAIS QUE O MÁXIMO
(Coco)


16 de abril nos cinemas

Simon Bensoussan, conhecido por todos como Coco, é um milionário excêntrico e egocêntrico, mas muito bem-humorado e adorado por todos. Mas seu temperamento muda quando sente uma pequena dor no peito, que acredita ser um ataque cardíaco. A partir daí, Coco faz da vida de todos os seus amigos e família um inferno, principalmente de seu filho, Samuel, para quem resolve organizar um grande evento – seu bar-mitzvah. Toda a comunidade judia deverá aceitar que a comemoração aconteça seis meses antes da data correta, pois Coco acredita que tem poucos meses de vida.

2008, França, 95 minutos.
Direção: Gad Elmaleh. Com Gad Elmaleh, Pascale Arbillot, Manu Paye.
Distribuição Imovision





INFERNO
(L’enfer)


23 de abril nos cinemas

Em 1964, o cineasta francês Henri-Georges Clouzot, autor de grandes clássicos como O Corvo e As Diabólicas, começa a filmar Inferno, um projeto original e enigmático de grande orçamento que revela o drama delirante sobre as alucinações de um gerente de hotel na Provença enlouquecido de ciúmes pela esposa. Estrelando Romy Schneider e Serge Reggiani, o filme era destinado a ser um grande evento em seu lançamento. Porém, após três semanas de filmagens delirantes, o projeto foi interrompido, e as imagens já feitas permaneceram inéditas por mais de 40 anos. Os diretores Serge Bromberg e Ruxandra Medrea recuperam essas imagens e contam a história desse filme interrompido, uma magnífica tragédia à frente e por trás das câmeras.

2009, França, 94 minutos.
Documentário, cor e PB.

Direção: Serge Bromberg e Ruxandra Medrea. Com Bérenice Béjo, Jacques Gamblin, Romy Schneider e Serge Reggiani
Distribuição Imovision





A CASA VERDE
(A Casa Verde)
30 de abril nos cinemas

O novo longa do Paulo Nascimento é para crianças e pré-adolescentes de 6 a 12 anos. Sintonizado com a criança de hoje, a trama traz herois, vilões, aventura, emoção e temas importantes como sustentabilidade, reciclagem e solidariedade. O filme se aproxima da linguagem do cartoon e do game e conta com uma técnica inédita de finalização no Brasil: a rotoscopia, um efeito de giz com animação.

Um desenhista em crise criativa é pressionado pela editora a entregar uma história em quadrinhos sobre reciclagem de lixo. Para ajudá-lo, seus personagens passam a dar ideias para o roteiro. Na esperança de agilizar o processo, o desenhista concorda, mas não esperava que isso gerasse tanta confusão.

Dirigido por Paulo Nascimento (Valsa para Bruno Stein, Em Teu Nome). Com Nicola Siri, Zé Victor Castiel, Ingra Liberato, Alice Nascimento e Fernanda Moro.
Distribuição Espaço Filmes



CONCERTO



CINEMA EM CONCERTO
ALEXANDRE GUERRA E ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO


11 de abril, às 11h, no Teatro Bradesco

O compositor, arranjador e produtor de trilhas sonoras Alexandre Guerra terá parte de seu repertório executado pela Orquestra Experimental de Repertório (OER) na retomada da série Cinema em Concerto, idealizada pelo maestro Jamil Maluf, após três anos de interrupção. A duração será de cerca de uma hora e será aberta com a palestra Música no Cinema, ministrada pelo Alexandre. Durante o concerto, serão exibidos trechos de onze filmes projetados em sincronia com as músicas.



MOSTRA



O MINUTO E A CIDADE - FESTIVAL DO MINUTO: A RESPOSTA
No MASP - Galeria Clemente de Faria

De 11 de março a 9 de maio; curadoria de Marcelo Masagão

62 vídeos selecionados pela curadoria do Festival do Minuto mostram o embate cotidiano de quem vive na metrópole; as dificuldades nas relações pessoais, o trânsito, o excesso de tarefas. A mostra convida os visitantes a darem uma resposta aos trabalhos expostos - e inclui o material recebido como parte da própria mostra.

O público pode produzir vídeos-resposta e enviá-los pelo site www.festivaldominuto.com.br. O material deve ter duração máxima de 1 minuto, incluindo crédito. Os melhores trabalhos serão incluídos semanalmente na exposição, em um monitor destacado. "A ideia da interatividade é, aqui, central - tanto quanto a da exposição que, enquanto se realiza, cresce com a participação daqueles mesmos que a vêem. Ver e fazer estão em convergência", explica Teixeira Coelho, curador do MASP.

TELEVISÃO

HIPERREAL, NO SESC TV
Próximos programas:
09, 16, 23 e 30 de abril

O SescTV exibe toda 6ª feira, às 21h, a série HiperReal, de Kiko Goifman.
A série é um caleidoscópio dos jovens na São Paulo contemporânea que retrata grupos diferentes, interesses distintos, prazeres e problemas singulares. Quem perdeu os primeiros episódios terá a oportunidade de assistir três reprises no mês de março. No dia 26 a programação volta ao normal com mais um episódio inédito.

09 de abril, Steampunk
Jovens cuja proposta estética remete ao século XIX, como se os costumes, a tecnologia e a cultura ainda estivessem vigentes.

16 de abril, 40 Km por dia
Existe hoje em São Paulo mais de 17 mil coletores de lixo, em sua maioria do sexo masculino. O trabalho não é fácil, exige esforço físico e a jornada de trabalho chega a 12 horas diárias.

23 de abril, O Tempo da Vela
O Samba da Vela é um autêntico culto ao samba realizado todas as segundas-feiras na Casa de Cultura de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.

30 de abril, Faroeste SP
Jovens que possuem em comum a paixão pelo universo dos rodeios, gostam de música country e sertaneja, de botas de cowboys e chapéu de couro.


DVD
DVD RENTAL


14 de abril nas locadoras



O CAÇADOR


Joong-ho Eom (Kim Yun-seok) é um detetive que se tornou cafetão por problemas financeiros, mas volta à ação, quando percebe que suas meninas desaparecem uma após a outra. Uma pista o faz perceber que todas estavam com o mesmo cliente, identificado pelos últimos dígitos do celular. Logo o ex-detetive embarca numa caçada feroz ao homem, convencido de que ainda pode salvar Kim Mi-jin (Seo Yeong-hie), a última menina desaparecida e acabar com o mistério.

Direção de Na Hong-Jin. Com Kim Yun-seok, Seo Yeong-hie, Ha Jung-woo.
2008, Coréia do Sul, 125 minutos.
Distribuição Imovision.




COMO EU FESTEJEI O FIM DO MUNDO

Na Romênia dos anos 80, Eva, uma jovem de 17 anos, e seu namorado quebram acidentalmente um busto em gesso do ditador Ceausescu. Ela é enviada para um reformatório e, enquanto tenta fugir, seu irmão mais novo planeja um atentado contra o ditador.

2006, Romênia/França, 101 minutos
Direção: Catalim Mitulescu. Com Doroteea Petre, Ionut Becheru, Jean Constantin, Mircea Diaconu, Timotei Duma, Valentin Popescu, Marius Stan, Marian Stoica.
Distribuição Imovision.



DVD SELL-THRU

14 de abril nas lojas


A FESTA DA MENINA MORTA

A Festa da Menina Morta conta a história de Santinho, jovem alçado à condição de líder espiritual numa comunidade ribeirinha do Alto Amazonas ao realizar um “milagre” após o suicídio de sua própria mãe. O filme procura ser o retrato íntimo dos envolvidos nesta seita e fala da capacidade infinita do homem em “criar” fé e buscar um sentido diante de seu horror à morte.

2008, Brasil, 116 minutos.
Direção: Matheus Nachtergaele. Com Daniel De Oliveira, Jackson Antunes, Cássia Kiss, Dira Paes, Juliano Cazarré, Paulo José.
Distribuição Imovision.




PELOS MEUS OLHOS


A história de uma mulher que, numa noite de inverno, foge de casa levando consigo somente o filho e poucos pertences. Ela sabe que o marido vai procurá-la e isso a deixa apavorada. Ela é tudo para ele, é o seu sol. Ele diz, inclusive, que foi ela que lhe deu os seus olhos. Ao longo do filme, as personagens vão revelando um fascinante quadro familiar, através do qual saberemos quem é quem e onde os conceitos de lar, amor e proteção se confundem com inferno, dor e medo.

2003, Espanha, 106 minutos.
Direção: Icíar Bollaín. Com Luís Tosar, Laia Marull, Candela Pena.
Distribuição Imovision.

Nenhum comentário:

Postar um comentário