terça-feira, 16 de novembro de 2010

Programação de 19 a 25 de novembro de 2010 - CineSESC

5ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL

Em 2010, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul completa cinco anos. Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade intrínseca da pessoa humana.

SÃO PAULO – de 19 a 25 de novembro

Programação completa e sinopses no site: http://www.cinedireitoshumanos.org.br

Grátis, retirada de ingresso com uma hora de antecedência.

 


MOSTRA SESC DE ARTES 2010

Linguagens artísticas diferentes, 62 projetos culturais pensados para provocar diálogo entre si, estimular indefinições e suspensões em relação aos nossos padrões de costumes, de convivência, de vida. “Ao apresentar trabalhos com limites indefinidos, as atividades da Mostra SESC de Artes 2010 deste ano ampliam as possibilidades de o espectador perceber como a arte contemporânea cada vez mais dilui fronteiras e o inclui como parte do acontecimento artístico”, afirma o diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Um dos destaques do evento é a “Mostra Matthew Barney – A Obra prima do artista em 35mm”:

Cremaster 1 e 2 - Dia 22, às 20h30

CREMASTER 1
Matthew Barney, 1996, EUA, 35mm
Uma revista musical encenada no Bronco Stadium em Boise, no estado de Idaho, a cidade onde o artista nasceu. No campo de futebol, um grupo de bailarinas com elementos de cheerleaders criam figuras e coreografias, com uma música alegre. No céu, sobrevoando o estádio, dois dirigíveis Goodyear, com quatro aeromoças no interior que no príncipio permanecem imóveis. Neste momento só se escuta o barulho das turbinas como uma música ambiental. A relação entre a leveza das bailarinas com o vôo dos dirígiveis aparece como a representação harmônica da natureza em uma metáfora do equilibro da vida.

CREMASTER 2
Matthew Barney, 1999, EUA, 35mm
O filme é retratado como um faroeste gótico que introduz conflito ao sistema. No nível biológico, corresponde à fase de desenvolvimento fetal durante o qual a diferenciação sexual começa. Na abstração do artista deste processo, o sistema resiste a se dividir e tenta se manter no estado de equilibrio imaginado no Cremaster 1. Neste, é incorporado o impulso regressivo através do looping narrativo, passando de 1977, ano da execução do serial killer Gary Gilmore (interpretado pelo próprio Matthew), para 1893, quando Harry Houdini, que teria sido o avô de Gilmore, realiza sua performance na Exposição Universal de Chicago. É estruturado através de três temas relacionados: a paisagem de velho oeste, a história de Gilmore e a dança das abelhas. Aborda-se a fertilização e a morte como ressurreição, que metaforicamente descreve o potencial de realizar um movimento retrógrado como forma de se escapar de uma pré-destinação.

Cremaster 3 - Dia 23, às 20h30
CREMASTER 3
Matthew Barney, 2002, EUA, 35mm
Último filme da série a ser filmado. A história se passa em Nova Iorque e conta a construção do edifício Chrysler, que é por sua vez personagem da obra que une forças antagonistas encarnadas pelo desenhista do Templo de Salomón, Hiram Abif “o Arquiteto”, (interpretado por Richard Serra) e o “Aprendiz”, (interpretado por Barney). A morte e ressureição se repetem durante o rito masonico de iniciação, no qual o Aprendiz chega ao posto de Mestre.

Cremaster 4 e 5 - Dia 24, às 20h30 

CREMASTER 4 
Matthew Barney, 1995, EUA, 35mm
Primeiro episódio filmado, aproxima-se mais do modelo biológico do projeto. Descreve a decadência do sistema apesar de sua resistência à cisão. O filme passa-se na Ilha do Homem, da qual absorve o folclore local assim como sua mais recente encarnação como sede da corrida de motocicleta Tourist Trophy. Mito e máquina combinam-se para narrar uma história de candidatura, que envolve o julgamento do desejo articulado por uma série de passagens e transformações. O filme compreende três personagens principais. De um lado, duas equipes de sidecar, uma amarela e outra azul. Do outro, o Loughton Candidate  (interpretado por Barney), um sátiro com quatro chifres nascentes, que ao crescer se convertirá em Loughton Ram, uma espécie de carneiro natural da ilha com dois pares de chifre. Os dois corredores voam com seus carros pelas sinuosas pistas da ilha. A seguir, o sátiro performa uma dança até que seus sapatos, encantados pelas fadas, abrem um buraco no assoalho e ele cai no mar. Ele, então, nada até a superfície, mas para alcançá-la tem que escalar ainda um túnel estreito de vaselina, representando o útero feminino. Em cenas paralelas, os dois times continuam suas corridas em direções opostas.

CREMASTER 5
Matthew Barney, 1997, EUA, 35mm
Terceiro episódio filmado. Na abertura da obra conhecemos suas personagens e são apresentados três lugares de Budapeste, cidade que será empregada na narração. Enquanto o Mago (interpretado por Barney) cruza a cavalo a Ponte das Correntes, a Rainha sobe as escadas do Teatro da Ópera com seus acompanhantes. Na piscina do balneário Gellért, há pérolas flutuando e uma cortina abre-se a um teatro vazio. Tudo está disposto para a representação, o diretor da orquestra faz um sinal e a ópera começa. Enquanto a Rainha canta, aparece no palco a Diva (também interpretada por Barney), que percorre o marco do palco enquanto deixa cair na cena pétalas de flores. Por sua vez, a Rainha canta uma lenta melodia acompanhada por um conjunto de sensatas enquanto recorda com visível tristeza ao Mago nu e encadeado preparando-se para saltar ao Danúbio tal como fazia o famoso mágico Houdini. Através de um orificio do trono, a Rainha pode contemplar o balneario, e por eles se introduzem as pombas trazendo consigo longas fitas de cores. É nesse ponto que ingressa o Gigante (também interpretado por Barney), que tem uma guirlanda fixada em seus testículos.

Drawing Restraint 9 - Dia 25, às 20h30

DRAWING RESTRAINT 9 (DR9) 
Matthew Barney, 2006, EUA, 135min, 35mm.
Filmado em Nagasaki, a bordo do baleeiro japonês Nissin Maru, esta obra trabalha a relação entre limitações auto-impostas e criatividade. O artista prossegue com seu interesse por ritos religiosos, desta vez focando o Shinto. A trilha sonora foi composta pela cantora Bjork.

SÃO PAULO – de 19 a 28 de novembro
Programação completa e sinopses no site: www.sescsp.org.br/mostra

Grátis, retirada de ingresso com uma hora de antecedência.



OFICINE


O jornalista Christian Petermann ministra curso sobre as diferentes facetas do cinema de terror contemporâneo. Seguindo um tema atual e dinâmico. Entre os temas abordados: O terror asiático (Japão, Hong Kong, Tailândia e Coréia do Sul), O novo terror brasileiro (Dennison Ramalho, Christian Saghaard, Rodrigo Aragão, José Mojica), refilmagens, o terror na Europa, O terror de autor e O Terror in e off-Hollywood.

Dias 22/11, 23/11, 24/11, 29/11, 30/11, 01/12. Das 19h30 às 21h30.
Classificação indicativa 18 anos

Investimento:
R$ 40,00 [inteira]
R$ 20,00 [usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]
R$ 10,00 [trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]


CINECLUBINHO CINESESC

Sessões dedicadas ao público infantil para, além de refletir , proporcionar a  formação do olhar.
Performances artísticas antes e depois da sessão.

ASTRO BOY (“Astro Boy”)
David Bowers, Hong Kong, EUA, Japão, 2009, 94 min.

No mundo futurista de Metro City, uma cidade flutuante no céu,  o grande cientista Dr. Tenma perde seu filho em um acidente e decide construir Astro Boy, um garoto-robô com o melhor das características humanas, movido por uma grande fonte de energia azul dentro de si e com incríveis superpoderes. Como o cientista percebe que seu filho não pode ser substituído, ele é abandonado e acaba sendo lançado na superfície, onde faz amizade com um grupo de garotos órfãos. Com o passar do tempo, Astro sente ter encontrado seu lugar no mundo. Mas o herói passa a ser perseguido pelo inescrupuloso Presidente Stone, que quer roubar sua energia, e deverá combater um terrível robô para salvar a cidade da destruição.

Dia 21 de novembro – domingo – 11h.

Grátis, retirada de ingresso com uma hora de antecedência.

Classificação etária: Livre.

 


EXPOSIÇÃO CINEMAGNÉTICO

A exposição Cinemagnético propõe que o público interaja com cenas clássicas do cinema mundial. Por meio de figuras imantadas, as imagens espalhadas nas paredes do hall, podem ser modificadas de forma inusitada e divertida.

Para o desenvolvimento do projeto, foram convidados três ilustradores: Caeto e Tiago Judas brincam com cenas clássicas do cinema enquanto Luana Geiger apresenta versões de cartazes de filmes.

Hall do CineSESC -  14h às 21h. Grátis



SÉRIE CURTÍSSIMA

 

Vídeos e animações com duração de aproximadamente 30 segundos, exibidos antes das sessões dos autores: Ana Luiza Dias Batista, Débora Bolsoni, Dulce Horta e João Loureiro.

Todos os filmes, vinculados entre si, seja pelo uso de uma mesma linguagem, seja pelo conteúdo são apresentados em ordem aleatória, antecedendo as sessões.

De 01/01 a 31/12 - diariamente, antes de todas as sessões.
Livre para todos os públicos.

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