quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TOKIORI – DOBRAS DO TEMPO

Entra nos cinemas dia 22 de novembro


O documentário do diretor Paulo Pastorelo mergulha na memória de cinco famílias de imigrantes japoneses que se instalaram no Brasil nos anos 1930

À 500km à oeste da cidade de São Paulo, o bairro rural da Graminha agrupa pequenos sítios tocados por famílias de origem japonesa cercados por fazendas de criação de gado. Yoshie SATO chegou no Brasil em 1929, aos nove anos de idade, acompanhada dos pais, quatro irmãs e o irmão mais velho. Depois da vida de colono numa fazenda de café na região da Mogiana, chegaram na Graminha por volta de 1936, onde ela e suas irmãs foram o pivô de uma série de casamentos que uniram, em laços de parentesco, as principais famílias japonesas fundadoras do bairro: os YANAI, YOSHIMI, FUNO e OKUBO. Atualmente, a Graminha conta com pouco mais de vinte pessoas, dentre as quais é difícil de encontrar alguém que não seja primo(a) ou ao menos parente próximo. Aos 90 anos, Yoshie é viúva e vive no sítio com a família do seu filho mais velho.Três gerações reunidas sob o mesmo teto.

Para tentar se aproximar dessa experiência de travessiaTokiori se articula em torno de cinco viagens entre o Japão e o Brasil, realizadas entre 1927 e 1992. Essas idas e vindas, vivenciadas por um ou outro membro dessas famílias, acontecem em períodos específicos nos quais mudanças de ordem econômica e política nos dois países tiveram repercussões diretas sobre suas vidas, emaranhando cada vez mais suas referências identitárias.

Por meio desse mergulho nas memórias dessas famílias, nós percebemos melhor as implicações dessa constantetravessia entre os dois países, duas culturas e dois modos de vida em si próprios já múltiplos. Assim, Tokiori procurar trazer para o primeiro plano a experiência dessas trajetórias de vida, passadas e presentes, seus pontos de ancoragem e pertencimento. Uma crônica do exílio à margem da História e dos discursos oficiais que celebraram o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em 2008.



SINOPSE
Tokiori, em japonês Toki > tempo e Ori (do verbo Oru) > dobrar, é um filme que mergulha na memória de cinco famílias de imigrantes japoneses que se instalaram no Brasil nos anos 1930. Foi no bairro rural da Graminha, no oeste paulista, que os destinos dessas famílias se cruzaram numa história marcada por constantes deslocamentos entre os dois países. São travessias nas quais terra natal e terra estrangeira se confundem e revelam novas identidades mestiças tecidas ao longo de três gerações.

Brasil, 2012, 106 min, CENSURA
Direção: Paulo Pastorelo
Produzido Por: Matias Mariani, Joana Mariani E Paulo Pastorelo
Produtores Associados: Masa Sawada e Yuji Sadai
Pesquisa e Roteiro: Paulo Pastorelo, Noriko Oda e Kentaro Sugao
Narração: Noriko Oda e Clayton Mariano
Montagem: Paulo Pastorelo e Noriko Oda
Distribuição: Lume Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário